free flash banner on free flash banner

logo

 

 

 

Certificado Digital - Tipo A3

Team work

A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, economizar dinheiro evitando processos burocráticos, entre outros. No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados por fraudadores, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. A certificação digital é capaz de atender a essa necessidade.

 

No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

 

De acordo com as exigências da norma de Receita Federal, a partir do julho de 2012, toda empresa que precisa emitir nota fiscal eletrônica, é obrigado o uso pela certificação digital, atualmente é emitida pelas empresas chamadas de Autoridades Certificadoras (ACs, tais como Serasa, Certisign, Correios, Prodemge, Caixa Econômica Federal). O mecanismo é compsto por um cartão inteligente, que contém a chave privada (confidencial de cada empresa) em forma de certificado digital. Através de cartão e um leitor de cartão inteligente, as empresas pode acessar próprio sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, e fazendo assinatura digital para assegurar processo de transação digital, evitando assim riscos de fraudes.

 

Em outro ambito, com o objetivo de simplicidade e segurança, a Receita Federal já começa a implantar para o ano fiscal de 2012 a tecnologia de certificação digital nas declarações de Imposto de Renda, propiciando mais segurança na transmissão dos dados dos contribuintes aos servidores da Receita. De acordo com o Supervisor Nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, nos próximos anos o processo de transição irá se intensificar até abranger todos os contribuintes do Brasil.(fonte)

Instalação de Cartão de Certificado Digital - Tipo A3

Como o leitor ASR da ACEN não requer instalação de driver para funcionamento, então, o uso de Certificado Digital em Cartão Inteligente (Serasa Experian, CertiSign, Prodemeg, Caixa Econômica Federal, CRC, OAB, AC-JUS ... etc), somente será necessário a instalação de software gerenciador, conforme o tipo de cartão e sistema operacional utilizado. Nesta secção, colocaremos algumas instruções para auxiliar este processo.

 

1. Indentificação da marca ou agente certificadora do seu Cartão Inteligente. Ele pode ser da Serasa, Certisign, Prodemge ou qualquer outra agência autorizada pela organização de ICP-Brasil.

 

2. Instalar o Software de Cartão Inteligente (Gerenciador de Cartão/Token para o Certificado Digital) conforme sua agência certificadora ou sistema operacional. Escolha uma das opções abaixo:
  • Cartão AC-Serasa (Cartão A3 adquirido em Serasa Experian)

  • Cartão AC-Certisign (Cartão A3 adquirido em Certisign)

  • Cartão AC-Prodemge (Cartão A3 adquirido em Prodemge)

  • Cartão AC-Caixa (Cartão A3 adquirida em Caixa Econômica Federal)

  • Demais Cartões Demais Agências (Cartão A3 adquirido em agências como AC-OAB, AC-CRC, AC-JUS, AC-Caixa Econômica Federal ...etc)

 

3. Driver de instalação do leitor ASR para plataforma Windows 8: Link

 

4. Você pode consultar o video especial para instalação do leitor ASR e software gerenciador de certificado digital no Windows XP (SP1, SP2, SP3) .